A Síndrome do Túnel do Carpo é causada pela compressão do nervo que passa por um canal denominado túnel do carpo.
A pressão sobre o nervo pode acontecer devido ao inchaço das estruturas que envolvem os tendões flexores, luxações articulares, fraturas, artrite e retenção de líquidos durante a gravidez.
As alterações hormonais, como as que ocorrem com doenças da tireoide, ou outros distúrbios decorrentes de outras doenças como artrite reumatoide e diabetes também podem estar associadas à Síndrome.
Sintomas
Os sintomas da Síndrome do Túnel do Carpo podem incluir dores, dormência, formigamento, fraqueza e alterações de destreza e, na maioria das vezes, são piores à noite.
A dormência ou formigamento ocorre com mais frequência no polegar, indicador, médio e anelar. Quando o dedo mínimo estiver envolvido, outro nervo pode estar acometido.
Diagnóstico
Para obtenção do diagnóstico da Síndrome do Túnel do Carpo, o cirurgião da mão realiza exame físico específico.
Em alguns casos, para descartar outras hipóteses, exames como raio-x e testes laboratoriais também podem ser solicitados.
Testes dos nervos (eletroneuromiografia) podem ser necessários.
Tratamento
Dependendo da gravidade do caso, os sintomas da doença podem ser aliviados sem a necessidade de realização de cirurgia.
Entre os tratamentos indicados estão a modificação do padrão de uso da mão, uso de tala de punho à noite e injeções de corticóide no túnel do carpo.
Quando os sintomas são graves ou não apresentam melhora, a cirurgia pode ser necessária para dar “mais espaço” para o nervo, possibilitando sua recuperação.
Foto: Universo Senior
Comments