CIRURGIA DO JOELHO
ARTROSE E PRÓTESE DE JOELHO
A ortopedia de joelho é uma subespecialidade que se concentra no diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas que afetam o joelho, uma articulação complexa crucial para a mobilidade.
O ortopedista especializado em joelho, é um médico que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de condições e lesões que afetam essa área. Essas condições podem envolver ossos, articulações, ligamentos, tendões, músculos e outras estruturas relacionadas ao joelho.
FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL:
Após graduação em medicina, o profissional passa por uma residência em Ortopedia e Traumatologia, seguida de uma subespecialização focada no joelho e uma avaliação para conquistar o título na área. Em seguida, o médico pode participar de um processo seletivo para ser admitido na Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ).
PRINCIPAIS CONDIÇÕES TRATADAS:
Além da avaliação física, o especialista pode solicitar exames de imagem, como ressonância e radiografia, para um diagnóstico mais preciso, embora o histórico e a avaliação física também sejam fundamentais. O ortopedista de joelho trata uma variedade de condições, como:
-
Luxações;
-
Lesões no menisco;
-
Artrose;
-
Condromalácia patelar;
-
Tendinites;
-
Rompimentos de ligamentos.
QUANDO CONSULTAR:
Se sentir dor persistente, dificuldade de locomoção ou inchaço no joelho por mais de 24h, ou após traumas ou acidentes nessa região, é crucial procurar um ortopedista de joelho.
TRATAMENTOS COM ORTOPEDISTA DE JOELHO: RESGATE DA QUALIDADE DE VIDA
Após diagnóstico, o ortopedista de joelho sugere tratamentos. Eles envolvem medicamentos, mudanças de hábitos e fisioterapia. Em casos graves, a cirurgia pode ser recomendada. Utilizando um artroscópio, um dispositivo com câmera, é possível fazer intervenções menos invasivas, acelerando a recuperação e minimizando complicações.